Chrispino A. e Chrispino, R.

 Chrispino, A e Chrispino, R.

 Alvaro Chrispino – É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE e é Coordenador do PPCTE-Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (Doutorado e Mestrado).

 Raquel Chrispino - Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente, é Juiza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

 

Livro – A Mediação do Conflito Escolar

 Os autores reuniram suas experiências em educação e na área da justiça para desenvolver uma pesquisa sobre as políticas públicas e as ações implementadas em diferentes países para atender a questão da violência escolar.

Na introdução do livro, os autores destacam a violência que ocorre nas escolas ressaltando que um espaço que antigamente era de conhecimento e fraternidade caminha para se transformar numa praça de guerra já que, quase diariamente, a mídia apresenta com fartura os tristes acontecimentos envolvendo professores, alunos e comunidade escolar.

      Os autores defendem a tese de que a escola tornou-se de “massa” e passou a abrigar alunos bem diferentes, com inúmeras divergências e, uma vez estava habituada a lidar com “os iguais”, não se preparou para enfrentar essa nova realidade. Consequentemente, surgem antagonismos que se transformam em conflitos e que podem chegar aos extremos da violência. Para responder a tais problemas, é proposta a mediação de conflito na escola, não só como alternativa para ela própria, mas também como aprendizado social que pode contribuir para criar uma nova ordem de relação entre os cidadãos. Para se alcançar tal objetivo, faz-se necessário um conjunto de políticas educacionais fundamentais, que buscam cobrir os diversos aspectos do universo escolar, permitindo a instalação da cultura de mediação de conflito.